Logo Balaio Maranhense

Combate ao Analfabetismo e Cultura Viva na Zona Rural de São Luís

12/01/20253 min de leitura
Combate ao Analfabetismo e Cultura Viva na Zona Rural de São Luís

O Pontão de Cultura Balaio Maranhense promoveu um encontro com lideranças comunitárias das zonas rurais I e II de São Luís. A iniciativa teve como foco o fortalecimento de ações de combate ao analfabetismo entre jovens e adultos, bem como a valorização da cultura local por meio da política de base comunitária Cultura Viva.

O evento teve três objetivos principais: apresentar os projetos em andamento, como a Jornada de Alfabetização de Jovens e Adultos; articular a formação de novas turmas para alfabetização em parceria com as comunidades; e mapear os pontos de cultura locais para fortalecer a rede do Pontão de Cultura Balaio Maranhense.

A Jornada de Alfabetização é uma iniciativa que conta com o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, e tem a parceria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do projeto Mãos Solidárias, do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) e do Movimento Brasil Popular. A proposta visa garantir o acesso à educação como um direito fundamental e uma ferramenta de emancipação social.

Paralelamente, o Pontão de Cultura Balaio Maranhense atua na valorização da cultura maranhense através da política Cultura Viva, uma iniciativa do Ministério da Cultura que fortalece organizações culturais e fomenta a produção artística nas comunidades.

Essas ações integradas reforçam o compromisso dos movimentos sociais e do governo com o direito à educação e a preservação da riqueza cultural das comunidades rurais, promovendo autonomia e desenvolvimento através do conhecimento e da arte.